Tendências para Decorar a Sala

Tendências para Decorar a Sala
Partilhe:

Translate

Já está a par das últimas tendências para decorar a sala? Pois bem, está no sítio certo! Apresentamos-lhe cinco grandes novidades de decoração no que toca à sala de estar, segundo os grandes especialistas de decoração.

1. A televisão deixou de ser central

Durante muito tempo, a sala era o espaço de convívio familiar e a televisão o ponto de encontro de toda a família, tornando-se também o ponto central da divisão. Se por um lado, os dispositivos eletrônicos de uso mais individual (como o telemóvel ou o portátil) vieram tirar algum protagonismo à TV, também não é menos verdade que as salas voltaram a ser encaradas como um espaço social, para estar com os outros. Obviamente que a TV não desapareceu e continua a entreter as famílias. Porém, em vez das grandes e pesadas estantes do passado, as consolas são cada vez mais usadas como móveis de TV, sendo opções mais discretas e modernas (e muito funcionais). Além disso, acompanham a tendência dos televisores da atualidade que são maiores e mais finos.

2. Uma sala com espaços próprios e versáteis

O uso que cada um faz da sala é diverso. Logo, numa altura em que a versatilidade é cada vez mais apreciada, tal reflete-se também na forma como a sala é decorada. 

Tal pode significar – consoante as necessidades de cada casa/família – a criação de espaços específicos, como uma zona reservada para a leitura ou um canto para um pequeno escritório doméstico.

Note que tal não significa fechar espaços, pelo contrário: os espaços abertos vieram mesmo para ficar! Aliás, os ambientes integrados são cada vez mais populares e as salas com cozinha e espaço de refeição integrados têm vindo a ganhar cada vez mais adeptos nas salas dos portugueses.

3. Natureza em todo o lado

Da mesma que há uma maior preocupação com a sustentabilidade, desde a produção dos acessórios e móveis que compramos, nota-se que o verde tem ganho cada vez mais adeptos. Tal pode ser evidente na cor escolhida para o tapete ou para a parede da sala, por exemplo. Todavia, nenhum elemento abrange melhor este conceito do que o uso de plantas na sala. Seja no móvel da televisão, no chão ou suspensas no tecto, as plantas são cada vez mais apreciadas nas salas da atualidade.

4. Privilegiar a luz natural

Na mesma linha, é notória nas novas construções a preocupação de aproveitar ao máximo a luz natural, optando por grandes janelas e construções que respeitam a trajetória do sol.

A verdade é que o uso da luz solar traz inúmeras vantagens, inclusive para a saúde e bem-estar – já para não falar de uma significativa poupança na conta da eletricidade no final do mês.

5. Acessórios personalizados

No que toca à decoração da sala, a maioria dos especialistas de decoração revelam que nos seus trabalhos é-lhes pedido cada vez mais para criar ambientes personalizados, que sejam um reflexo do caráter e necessidades dos utilizadores. 

Ou seja, não se trata de seguir modas, trata-se, sim, de criar espaços aconchegantes, onde os seus utilizadores se sintam verdadeiramente em casa.

Tal significa usar na sala elementos decorativos que, realmente, digam algo sobre os gostos e preferências de cada um. Nesse sentido, itens como fotografias tiradas pelos próprios, quadros pintados pelas crianças, acessórios de família para um toque vintage (como um cadeirão, uma manta, etc.) estão entre os mais apreciados.

Qual destas cinco tendências de decoração de salas  é a sua favorita? Partilhe-a connosco!



Partilhe: