Tensai vende frigoríficos e arcas congeladoras para mais de 50 países

Tensai
Partilhe:

Translate


A vida sem electrodomésticos já não é uma opção. Cozinhar, lavar, limpar ou conservar são indissociáveis de um vasto número de equipamentos que nenhuma casa dispensa. A Tensai é uma empresa nacional que se dedica à produção, comercialização, exportação e importação de electrodomésticos.

Surgiu da fusão, em 2008, de duas empresas: a Firmofrio e a Minifrio. Dois anos depois transferiu-se para as instalações do novo pólo industrial no Eco-Parque Empresarial de Estarreja, situando-se a sede em Leça da Palmeira. Em 2012, outro passo na evolução da empresa: a unidade industrial Facime II, localizada em Setúbal e propriedade do grupo, é incorporada na Tensai Indústria.

€3,2 milhões valor disponibilizado pelo Portugal 2020 para o programa de investimento da Tensai

De entre a vasta gama de produtos produzidos pela Tensai, destacam-se os congeladores horizontais e verticais, para uso doméstico e comercial, os frigoríficos verticais para uso doméstico, arcas para conservação de gelados e caves de vinho. Apoiada no crescimento do mercado, a Tensai encetou um processo de investimento, que conta com um apoio do programa Portugal 2020 superior a 3,2 milhões de euros. Deste valor, mais de 2,3 milhões destinam-se à área da inovação produtiva, 360 mil euros para o apoio à internacionalização e mais de 500 mil euros para a qualificação.

Congeladores Tensai
Congeladores horizontais e verticais, para uso doméstico e comercial, frigoríficos verticais para uso doméstico, arcas para conservação de gelados e caves de vinho são alguns exemplos da vasta gama de produtos da Tensai.

João Martins, administrador da Tensai, adianta que “o projeto de investimento tem como objetivo a criação de uma nova linha de equipamentos de frio comercial, destinados ao canal Horeca, para diferentes mercados”, salientando ainda que “estes produtos são complementares aos já existentes, largando o portfólio de oferta da empresa e permitindo a penetração em mercados de maior valor acrescentado”.

Para isso, será criada uma nova linha de produção, em conjunto com outras infraestruturas, nomeadamente um laboratório acreditado e o desenvolvimento de competências do núcleo de I&DT da empresa. Este investimento contempla ainda a instalação de uma unidade de produção de energia em regime de autoconsumo, que permitirá uma redução entre 30 a 35%, assim como um plano de desenvolvimento comercial, com a introdução de novas ferramentas de divulgação e comunicação.

Neste momento, a Tensai efetua vendas regulares para mais de 50 países, sendo que o mercado europeu representa cerca de 40%, com destaque para Espanha, França, Itália, Reino Unido e Portugal. Os restantes 60%, são vendas em outros mercados, com destaque para Angola, Moçambique, Médio Oriente ou países do Caribe. Com este investimento, a empresa pretende reforçar a sua posição nos mercados onde opera e estender a novos, como a Escandinávia, Alemanha, África do Sul e América Latina.

Expresso



Partilhe: