Translate
O Terminal de Cruzeiros e o Titan do Porto de Leixões integram o roteiro do OPEN HOUSE PORTO 2024, que está de regresso, este fim de semana, dias 6 e 7 de julho.
Nesta 9.ª edição, com a curadoria de Teresa Novais e Margarida Quintã, sob o tema dos “50 Anos a Construir a Liberdade”, abrem-se as portas de 65 espaços de iniciativa pública, realizados ou intervencionados nos últimos 50 anos, nas cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, com um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, sendo todas as visitas e atividades gratuitas.
O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. É o único caso mundial em que 4 cidades se unem para o evento enquanto um só território.
Titan do Porto de Leixões
O guindaste Titan do Porto de Leixões é uma peça única em todo o mundo, construída em 1888 para suportar a construção do Porto de Leixões. Este equipamento da era do Ferro, foi recentemente recuperado pela APDL, devolvendo à comunidade um importante ex-líbris da cidade.
Terminal de Cruzeiros
O Terminal de Cruzeiros faz do Porto de Leixões é uma importante porta de entrada no destino Porto e Norte e impulsiona definitivamente o aumento da quantidade de navios de cruzeiro e de passageiros que passam por Leixões.
O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões é uma obra de imponente valia arquitetónica, com a assinatura do Arquiteto Luís Pedro Silva, que congrega, de forma não usual, um conjunto diversificado de atividades e valências como toda a operação internacional de cruzeiros, visitas publicas, eventos, exposições e um polo de investigação científica do mar (CIIMAR-UP).