Terminal Intermodal de Campanhã considerado a melhor arquitetura de Portugal

Terminal Intermodal de Campanhã
Partilhe:

Translate

O Terminal Intermodal de Campanhã conquistou o Grande Prémio Enor, na 9ª edição do Prémio de Arquitetura Ascensores Enor 2023, que reconhece as melhores obras da Península Ibérica.


Num concurso com mais de 300 projetos submetidos, foram destacadas sete obras portuguesas para a final, entre as quais o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC). O projeto, da Brandão Costa Arquitectos, foi considerado a melhor arquitetura de Portugal e venceu o Grande Prémio Enor 2023.

O júri, constituído pelos arquitetos Inês Lobo, Carlos A. Pita Abad, Francisco Vieira de Campos, Anatxu Zabalbeascoa e Carlos Quintans, viu o TIC como “um projeto de infraestrutura que aborda a complexidade morfológica em que se insere, apresentando-se como um primeiro passo para aproximar as partes dispersas”.

Recorde-se que este projeto já tinha sido distinguido, em 2021, pela Associação Internacional de Críticos de Arte, como “um dos mais relevantes projetos públicos em curso no Porto”. Já este ano, o terminal conquistou os prémios “Melhor Empreendimento Imobiliário – Espaços Públicos” e “Prémio Imobiliário – Projeto de Impacto Económico, Social e Ambiental”, pelo Salão Imobiliário de Portugal e a SIC/Expresso, respetivamente.

Terminal Intermodal de Campanhã

Inaugurado em julho de 2022, o Terminal Intermodal de Campanhã nasceu para melhorar a mobilidade de quem visita e de quem reside na cidade do Porto. Até ao momento, passaram pelo terminal mais de 7 milhões de pessoas.

Terminal Intermodal de Campanhã
Terminal Intermodal de Campanhã


Partilhe: