Translate
O jovem atleta Tiago Teixeira, de 15 anos, da Academia Free Ball (Matosinhos), inicia esta segunda-feira a sua participação nos Campeonatos da Europa de Snooker de sub-21, que contam com 95 jogadores de 33 países do velho continente e que vão decorrer de 5 a 10 do corrente mês em Sofia, com dose dupla de jogos, de manhã e à noite.
Depois do terceiro lugar no Grupo P, com duas derrotas e uma vitória, que lhe valeram o 43.º lugar na competição europeia do escalão sub-18, jogada desde dia 2 até este domingo também no hotel Ramada, na capital búlgara, Tiago Teixeira, que é treinado por Nelson Batista, conheceu na noite deste domingo o desfecho do sorteio para a competição sub-21.
O único representante português nos Europeus de snooker de sub-21 – que tem como cartão de visita o melhor break (tacada, ou entrada) de 67 pontos em treino e 65 pontos em competição – ficou no Grupo G, com mais quatro contendores.
Tiago inicia a participação quando forem 12.30 horas de segunda-feira em Sofia (menos duas horas em Lisboa) na mesa 2, com o austríaco Oskar Charlesworth, de 17 anos, que tem de melhor break 137 pontos em treino e 120 em jogo.
Depois, ao final do dia de segunda-feira, (20 horas locais, 18 horas em Lisboa), defronta na mesa 3, o alemão Simon Lichtenberg, 20 anos (120 pontos de break em jogo, 130 como melhor em treino).[su_spacer]
Tiago Teixeira tem como cartão de visita o melhor break[su_spacer]
Na terça-feira, dia 6 do corrente mês, o representante nacional medirá forças, quando forem 10.30 horas em Lisboa, na mesa 10, com o checo Jan Matejicek, de 14 anos (77 pontos como melhor tacada em treino, 47 em competição).
A fase de grupos encerra para Tiago Teixeira na quarta-feira, dia 7 do corrente mês, quando defrontar, de novo quando forem 10.30 horas em Lisboa, e na mesa 6, o belga Wesley Pelgrims, de 18 anos, que tem de cartão de visita 90 pontos como o melhor break em prova e 123 em treino.
Um grupo difícil para o jovem jogador português, em que, como resulta claro, o checo Jan Matejicek se apresenta como o adversário porventura mais acessível para Tiago Teixeira. «É aproveitar, aprender e evoluir, para isso cá estou», disse a A BOLA o adolescente que representa Portugal.
Recorde-se que de 10 a 16 de fevereiro, terminado o Europeu de sub-21 – que, como o de sub-18, tem como prémio para o campeão a presença nas qualificações para o próximo Mundial, em Ponds Forge (Sheffield), em abril -, outros 134 atletas de 35 diferentes países irão digladiar-se à mesa.
Será a disputa pelo título de campeão europeu Absoluto de snooker, que vale um convite da World Snooker para jogar o main tour, com os profissionais, durante as próximas duas épocas (2018/19 e 2019/20). O representante de Portugal nesta prova será Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva), campeão nacional em 2017.
Comentar