Trotinetes evitam emissão de 13 toneladas de CO2 em quatro meses

Mobilidade: Trotinetes evitam emissão de 13 toneladas de CO2 em quatro meses
Partilhe:

Translate


Entrega dos primeiros passes gratuitos da rede Maré pedidos por mais de mil jovens do concelho, utilização das trotinetes elétricas, bike sharing, partilha de scooters elétricas são alguns dos destaques da Semana Europeia da Mobilidade em Matosinhos

13 toneladas de CO2 foram as emissões evitadas, em quatro meses, com a utilização das trotinetes elétricas do operador Circ em Matosinhos.

Trotinetes CIRC

Esta poupança foi quantificada em tempo real pela aplicação AYR, desenvolvida pelo CEiiA, a primeira plataforma de quantificação, valorização e transação de emissões de CO2 evitadas que recompensa comportamentos sustentáveis e que pretende colocar o cidadão no centro de processo de combate às alterações climáticas. As emissões são convertidas em créditos (tokens AYR) que podem ser transacionados por bens e serviços sustentáveis, como, por exemplo, o pagamento de minutos de utilização das trotinetes.

Semana Europeia da Mobilidade em Matosinhos

Nesta semana, vai-se proceder também à primeira entrega dos passes gratuitos da rede Maré, suportados pelo Município e pela Operadora ViaMove, e que já foi pedido por mais de 1000 jovens matriculados nas escolas de Matosinhos.

Na Semana Europeia da Mobilidade, a rede de modos de mobilidade partilhados em Matosinhos diversifica-se com a integração de outros operadores de trotinetes, de um serviço de bike-sharing e, ainda, de um sistema de partilha de scooters elétricas da empresa portuguesa WYZE, que já se encontra a operar em Lisboa. Esta rede vem complementar o sistema de transportes públicos, principalmente para deslocações de curta distância numa lógica de primeira e última milha, que é gratuito para todos os alunos até ao fim do ensino secundário.

Bike-Sharing

A apresentação do serviço de scooter sharing da WYZE Mobility by AYR decorre amanhã, quarta-feira, dia 18 de setembro, pelas 17 horas, no Jardim Basílio Teles (em frente à Câmara Municipal de Matosinhos) e conta com a presença do Secretário de Estado adjunto e da Mobilidade, José Mendes, e da Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.

Créditos (tokens AYR)

Todas as empresas de micro-mobilidade que operam em Matosinhos aderiram ao sistema AYR, aceitando o pagamento da utilização dos serviços de mobilidade em créditos AYR e comprometendo-se a pagar as taxas municipais de ocupação do espaço público com esta moeda da sustentabilidade.

O objetivo da Câmara Municipal de Matosinhos é criar um verdadeiro ecossistema, com a integração de outros modos de mobilidade sustentável, como bicicletas partilhadas e transportes públicos, assim como de uma rede local de parceiros com os quais os cidadãos possam transacionar os créditos (tokens AYR) .

Esta rede de alternativas de mobilidade vem contribuir para criar um ecossistema sustentável em Matosinhos, onde é possível transacionar AYR entre operadores de mobilidade, o município, os cidadãos e outros agentes locais.

No futuro próximo perspetiva-se a troca de créditos AYR entre cidades portuguesas e, até, entre cidades de diversos países.


Partilhe:

Comentar