Unidade Local de Saúde de Matosinhos investe em painéis fotovoltaicos

painéis fotovoltaicos hospital de Matosinhos
Partilhe:

Translate

ULSM é exemplo de boas práticas de sustentabilidade ambiental


A Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM) está a instalar painéis fotovoltaicos em vários dos seus edifícios, no âmbito do Plano de Eficiência Energética da instituição. A iniciativa, que teve início em 2021 no Hospital Pedro Hispano, visa reduzir custos com energia e emissões de CO2, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Serão instalados um total de 1.924 painéis fotovoltaicos em cinco edifícios: São Mamede de Infesta (76 painéis), Leça da Palmeira (68), USF Dunas (64), USF Custóias (68) e Senhora da Hora (76). Adicionalmente, 80 painéis serão instalados no novo edifício da USF Progresso.

A instalação dos painéis fotovoltaicos permitirá uma poupança significativa na fatura energética da ULSM. No Hospital Pedro Hispano, por exemplo, a instalação de 1.522 painéis resultou numa poupança de 33.288 euros em pouco mais de um mês, comparativamente aos custos habituais de faturação de eletricidade (à volta dos 120 000 euros mensais).

ULSM investe em painéis fotovoltaicos

Para além da redução de custos, a ULSM pretende ser referência em boas práticas de sustentabilidade ambiental. A instalação dos painéis fotovoltaicos é uma das medidas estruturantes do Plano de Eficiência Energética da instituição, que prevê uma redução anual de 4,2% nas emissões de CO2 até 2030.

A ULSM ambiciona alcançar emissões líquidas zero até 2050, em linha com o objetivo de neutralidade carbónica. Este compromisso pioneiro entre as instituições europeias de saúde demonstra a responsabilidade da ULSM com o meio ambiente e com as futuras gerações.

Outras medidas previstas

A instalação de mais 600 painéis fotovoltaicos no parque de estacionamento do hospital, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a implementação de medidas de eficiência energética em todos os edifícios da ULSM e a promoção da utilização de meios de transporte ecológicos pelos colaboradores, são algumas das medidas previstas pela ULS Matosinhos.

A ULSM acredita que a sustentabilidade ambiental é um compromisso de todos e que estas medidas contribuem para um futuro mais verde e sustentável.

painéis fotovoltaicos hospital Pedro Hispano
Painéis fotovoltaicos – Hospital Pedro Hispano (Matosinhos)


Partilhe: