Translate
ViaMove garantirá serviço prestado pela Resende.
A partir de 1 janeiro, uma nova “Maré” chegará a Matosinhos. É este o nome que passará a ser exibido, além de uma nova imagem, nas viaturas da Resende, cujo serviço passará a ser assegurado pela ViaMove, uma nova sociedade, detida em 51% pelo Grupo Barraqueiro e em 49% pela Resende.
Foi esta a solução encontrada pela Câmara Municipal de Matosinhos, depois de muitas negociações quer com as empresas quer com a ANTROP- Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros.
Face aos inúmeros incidentes relacionados com a Resende e a falta de condições de qualidade e de segurança do serviço prestado, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos propôs em maio deste ano ao Conselho Metropolitano do Porto uma nova solução já a partir de 1 de janeiro de 2019, uma vez que o contrato de concessão com a Resende terminava a 31 de dezembro deste ano. A proposta de Luísa Salgueiro foi aprovada por unanimidade.
O processo culminou com a apresentação hoje dos novos autocarros “Maré” que, a partir de janeiro, começarão a circular não só em Matosinhos, mas também nos Concelhos de Valongo, Maia, Gondomar e Valongo. As primeiras quatro viaturas representam um investimento na ordem dos 500 mil euros do Grupo Barraqueiro. Ao longo dos próximos meses, irão juntar-se mais seis novos autocarros à atual frota de 60 viaturas. As que não apresentem condições para circulação, serão retiradas. As restantes serão alvo de manutenção e reabilitação.
“Tivemos duas preocupações prioritárias neste processo. A primeira foi reforçar o transporte de passageiros em Matosinhos, garantindo condições de segurança e um serviço de qualidade. A outra foi respeitar a Resende, o seu legado e os seus funcionários”, explicou Luísa Salgueiro.
Assim, os cerca de 200 colaboradores do Grupo Resende irão transitar para a nova sociedade. Está também prevista a contratação de mais 30 motoristas. Mas esta não é única novidade.[su_spacer]
[su_spacer]
Nova linha da “ViaMove” ligará Leça do Balio à Trindade
A ViaMove assegurará as atuais 22 linhas da Resende. Todavia, segundo o Vereador dos Transportes e Mobilidades, José Pedro Rodrigues, está prevista uma nova linha para a Via Norte, que ligará a Lionesa, em Leça do Balio, à Trindade, no Porto.
Outra das novidades passa pela consulta dos tempos de espera e dos horários quer através de uma aplicação no telemóvel quer, no futuro, nas próprias paragens.
Para Humberto Pedrosa, presidente do Grupo Barraqueiro e presidente da nova sociedade ViaMove, “este será um grande desafio”. “Não prometemos uma frota nova de um dia para o outro, mas vamos fazer os possíveis para melhorar a qualidade do serviço para que os utentes fiquem satisfeitos”, adiantou.[su_spacer]
A apresentação desta nova solução contou com a presença da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, dos vereadores Fernando Rocha, Ângela Miranda, António Correia Pinto e Ana Fernandes, do administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, do presidente da Comissão Executiva do Conselho Metropolitano do Porto, Mário Rui Soares, do presidente da ANTROP, Luís Martins, dos representantes do Grupo Resende, Álvaro Resende e Martins da Cruz, do Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, do vereador da Câmara Municipal de Valongo (em representação do Presidente), Paulo Esteves Ferreira, do presidente da união de freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, da presidente da união de freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, Lurdes Queirós, e do presidente da junta da união das freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves.
CMM
Comentar