Translate
Entrada de 1€ na Vila Natal contribuirá para a reabilitação da casa de abrigo “Recomeçar”, uma resposta social da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Matosinhos
Este ano, o atrium do MAR Shopping Matosinhos transforma-se na Vila Natal. Um espaço que deixa o convite para criar memórias inesquecíveis com a família e os amigos. De 28 de novembro de 2022 até 6 de janeiro de 2023, a Vila Natal será o espaço que fará a diversão de Natal de miúdos e graúdos.
O espaço transporta para uma nostálgica vila, na qual os visitantes são convidados a percorrer um caminho onde poderão desfrutar da magia do Natal, com um Carrossel Mágico, um brinquedo sinónimo de aventura para as crianças, e com o Photobooth 360º que proporcionará as mais especiais recordações em família ou com amigos, com a criação de vídeos personalizados.
Os bilhetes de entrada na Vila Natal, para acesso ao Carrossel e/ou ao Photobooth 360º, terão o valor simbólico de 1€ sendo que o valor angariado reverterá para a Casa Abrigo “Recomeçar” da Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Matosinhos). Esta resposta social está integrada na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica e destina-se ao acolhimento temporário de vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de filhos menores.
O espírito solidário estará também presente com a Loja Solidária, um espaço que ficará a cargo de associações ou instituições locais que vão vender os trabalhos produzidos pelos coletivos, assim como angariar voluntários e fundos. A Vila Natal vai contar ainda com uma Loja de Embrulhos, da qual todas as receitas reverterão também para apoiar a Casa Abrigo “Recomeçar”.
É no dia 1 que o Pai Natal chega ao MAR Shopping Matosinhos
No dia 1 de dezembro, às 12h00, o Meeting Place vai receber, um espetáculo de teatro musical cheio de cor e alegria, que marcará também a chegada do Pai Natal. Baseado num conto conhecido por todos, “Onde está o Pai Natal?”, este espetáculo será de acesso gratuito aos visitantes (limitado à lotação do espaço), e decorrerá no palco do Espaço de Restauração, no piso 1.
Para a experiência de Natal ser completa não poderia faltar a tradicional fotografia com o Pai Natal. Ele estará na sua cadeira com o seu ajudante à espera de todas as crianças, mas também daquelas que já cresceram, a partir do dia 1 e até o dia 24 de dezembro, no piso 1, (em frente à loja Cortefiel) – consulta do preçário e horários no local.
PROGRAMA DE NATAL MAR SHOPPING (HORÁRIOS)
De 28 novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023
Vila Natal | 28 de novembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023
Carrossel Mágico| Photobooth 360°| Loja Solidária | Loja de Embrulhos Atrium (piso 0)
Loja Solidária
28 a 30 de novembro | Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos
1 a 4 de dezembro | Rumo à Vida
5 a 8 de dezembro | Cáritas Portuguesa
9 a 10 de dezembro | Animais de Rua
18 a 19 de dezembro | Associação ResGato
20 a 23 de dezembro | Cercigaia
30 a 31 de dezembro | MIDAS – Movimento Internacional para a Defesa dos Animais
2 a 3 de janeiro de 2023 | CãoViver
4 a 6 de janeiro de 2023 | Passo Positivo
Carrossel | Para crianças dos 3 aos 10 anos
(lotação máxima em simultâneo: 3 crianças)
Domingo a quinta-feira | 14h00 – 21h00*
Sextas, sábados e feriados | 11h00 – 13h00 e 15h00 – 22h00*
24 e 31 de dezembro | 11h00 – 13h00 e 14h00 – 17h00*
25 de dezembro de 2022 e 1 de janeiro de 2023 | Encerrado
*Última entrada até 15 minutos antes do fecho.
Fotografias com Pai Natal | 1 a 24 de dezembro
Piso 1, em frente à loja Cortefiel
Domingo a quinta-feira | 15h00 – 21h00 (intervalo das 19h00 às 20h00)
Sextas, sábado e feriados* | 11h00 – 13h00 e 15h00 – 22h00 (intervalo das 20h00 às 21h00)
*Dia 1 de dezembro inicia às 15h00
24 de dezembro | 11h00 – 13h00 e 15h00 – 17h00
Casa Abrigo «Recomeçar»
Aberta desde novembro de 2005, a casa de abrigo “Recomeçar”, uma das muitas respostas sociais da delegação de Matosinhos da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), “tornar-se-á numa casa mais acolhedora e ‘familiar’”, depois de alterações e substituição de mobiliário que a iniciativa do MAR Shopping Matosinhos permitirá. Este é o objetivo de Nídia Monteiro, diretora-técnica da casa de Abrigo integrada na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) e que se destina ao acolhimento temporário de vítimas de violência doméstica, acompanhadas ou não de filhos na sua dependência.
Só no ano passado, foram participadas às forças de segurança, 26.511 casos de violência doméstica. Este ano, até setembro, já se registaram, segundo o portal da violência doméstica, 23.250 ocorrências participadas. Nos primeiros três trimestres do ano, foram encaminhadas para casas de abrigo da RNAVVD 4.788 vítimas (mais 43,7% que em igual período do ano passado) – 2.466 mulheres, 2.259 crianças e 55 homens.
Números reveladores da importância destes “portos seguros”. “Os nossos objetivos primordiais são a proteção e segurança, a estabilização emocional e a construção de projetos de vida autónomos. O acolhimento temporário tem a duração de seis meses, podendo ser prorrogado por igual período, durante o qual são prestados apoios psicológico, jurídico e social”, explica Nídia Monteiro. A responsável reconhece que “o número de pedido de acolhimentos aumentou sobretudo após o primeiro ano pandémico, em particular de agregados familiares grandes (mães com mais de três menores a cargo)”.
Muitas são histórias nem sempre fáceis de contornar “devido aos constrangimentos sentidos na construção de projetos de vida, que contribuem para o prolongamento do acolhimento em casa de abrigo: morosidade dos processos judiciais, dificuldades de integração de menores em creche e o elevado valor das rendas”, descreve Nídia Monteiro.
Motivos mais do que suficientes para que o MAR Shopping Matosinhos tenha decidido apoiar esta causa com a ajuda dos seus visitantes: “Queremos contribuir para proporcionar as condições para que estas pessoas se sintam em casa enquanto constroem o seu projeto de vida”, aponta Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.
Loja Solidária
Mas a solidariedade este Natal não ficará por aqui. O espírito solidário estará também presente na Loja Solidária, um espaço que ficará a cargo de instituições de solidariedade locais, onde poderão vender alguns dos seus trabalhos – propostas de presentes solidários que condizem com a época natalícia e que não podem faltar nas árvores de Natal das nossas casas.
RELACIONADOS: