Translate
Observando-se um forte abrandamento das restrições na sociedade face à evolução favorável do estado atual de pandemia a Conferência Episcopal Portuguesa propôs novas orientações para as assembleias litúrgicas e atividades pastorais da Igreja entre as quais se inclui o retomar da visita pascal, omitindo-se o beijo à cruz.
Mesmo assim e tendo em conta a atual situação de pandemia que, infelizmente, ainda permanece, pede-se a máxima atenção para as seguintes orientações no decorrer da Visita Pascal (Compasso):
Recomendações para a Visita Pascal
Os grupos que acompanham a Cruz terão os elementos estritamente necessários. Entrarão na casa com máscara. Não haverá cumprimentos físicos, nem se levará caldeira com “Água Benta”.
O guia do grupo dirigirá uma breve oração com a família reunida, terminada a qual os membros desta são convidados a venerar a Cruz, que nos recorda o sacrifício de Jesus, que agora Ressuscitado visita os lares da nossa cidade. Em vez do tradicional “beijo”, é uma saudação à Cruz, que a família ou cada membro da mesma decidirá como fazer: de joelhos, genufletindo (levando o joelho direito até ao chão), ou fazendo uma profunda inclinação. Embora a mesa possa estar posta, não se convidem para ela os membros do grupo; a partilha de alimentos deve restringir-se aos membros da família. O comer em conjunto implica retirar a máscara aumentando, assim, o risco de eventuais contágios.
Domingo de Páscoa em Leça da Palmeira
O solene anúncio da Ressurreição de Jesus será levado de casa em casa, ao coração de cada uma das famílias da cidade.
“Cristo Ressuscitou, Aleluia. Este é o anúncio dos anúncios. Não o podemos nem devemos esconder. Alegremo-nos e rejubilemos. A Morte foi vencida, porque o Senhor sai vitorioso do sepulcro”.
Horário das Cerimónias:
08h30 – Missa da Ressurreição do Senhor, na igreja e capela de Monte Espinho
09h30 – Saída da Visita Pascal (Compasso).
12h00 – Missa da Ressurreição do Senhor, na igreja Paroquial
13h00 – Recolha da Visita Pascal, na igreja Paroquial
19h00 – Missa da Ressurreição do Senhor, na igreja Paroquial